Clikando – Situação alarmante

Compartilhe esta notícia:

Por: Gabriel Bagliotti*

Situação alarmante

Nosso município segue enfrentando uma das mais graves crises políticas e financeiras de sua história recente. Essas revelações não são feitas por esse jornalista, mais sim pelo Ministério Público do Estado de São Paulo em sua manifestação mais recente que são de extrema preocupação e exigem uma resposta imediata das autoridades e uma análise crítica por parte da população, em especial este ano que temos eleições municipais.

Administração municipal em crise

De acordo com o Procurador-Geral de Justiça, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, a administração municipal de Taquaritinga vive uma “invulgar anomalia”, com agravamento da crise financeira e instabilidade política. A ação civil pública de responsabilização por improbidade administrativa, que levou ao afastamento do Prefeito Municipal Vanderlei José Mársico e do Secretário Municipal da Fazenda, revela a gravidade da situação.

Afastamentos e renúncias

Após o afastamento dos gestores, o então vice-prefeito Luiz Fernando Coelho da Rocha assumiu a Prefeitura, mas permaneceu no cargo por apenas 30 dias, deixando um cenário ainda mais incerto, já deve estar curtindo a sobra e a água fresca que tanto queria. A cidade enfrentou momentos de insegurança com a renúncia do presidente da câmara de vereadores, que recusou o cargo de prefeito municipal, por questões pessoais, deixando Taquaritinga sob a gestão de um procurador municipal e gerando preocupações e muitas dúvidas quanto ao pagamento de servidores e pensionistas.

Crise financeira e impacto na população

A crise política e financeira afeta diretamente a população, especialmente, é claro, os mais carentes. A falta de medicamentos, vagas em creches, merenda escolar e repasses para instituições essenciais como abrigos e asilos são reflexos da má gestão e do descaso com os recursos públicos.

A situação se agravou ao ponto de noticiarmos a suspensão parcial dos atendimentos da Santa Casa de Misericórdia e Maternidade e do Hospital de Olhos, devido a dívidas milionárias com estas instituições. A Promotoria dos Direitos Humanos ajuizou ações para cobrança e bloqueio dos valores devidos, mas a questão fundamental permanece é: como chegamos a este ponto?

Necessidade de intervenção estadual

Diante deste cenário alarmante, a intervenção estadual parece ser a medida mais acertada para ajustar as contas públicas, trazer transparência e estabilidade aos serviços essenciais e garantir os direitos dos cidadãos taquaritinguenses.

A situação em Taquaritinga é um exemplo claro dos efeitos devastadores da má gestão. Mesmo com a chegada de um novo prefeito ao paço municipal, ou Cidade Administrativa, como alguns puxa-sacos preferem chamar, é nítido que a situação em quase nada mudou. É fundamental que as autoridades competentes tomem medidas urgentes para resolver esta crise, responsabilizar os envolvidos e garantir os direitos e o bem-estar da população. A população de Taquaritinga merece uma administração transparente, eficiente e comprometida com o interesse público.

CAT integra Grupo 3 da Copa Paulista

Mudando completamente de assunto e agora comentando de temas alegres para a população taquaritinguense, mesmo após o empate que tirou o Clube Atlético Taquaritinga das semifinais do Campeonato Paulista Série A4, o torcedor tem uma notícia positiva, o CAT estará na Copa Paulista deste ano. Com o início marcado para o próximo dia 16 de junho, a Copa Paulista de 2024 promete agitar o cenário do futebol paulista, reunindo 26 equipes das Séries A1, A2, A3 e A4 do Campeonato Paulista Primeira Divisão. O torneio é uma oportunidade para as equipes buscarem vagas na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro do próximo ano, além de oferecer aos torcedores um espetáculo esportivo de qualidade.

Formato e disputa

As 26 equipes participantes serão divididas em cinco grupos regionalizados. Os Grupos 1, 2, 3 e 4 contarão com cinco times cada, enquanto o Grupo 5 terá seis equipes. A disputa seguirá com as três mais bem classificadas de cada chave, além da quarta melhor colocada, avançando para as oitavas de final. As fases de quartas, semifinais e a grande final serão realizadas em jogos de ida e volta, com o critério de desempate no placar agregado sendo decidido nas penalidades máximas.

Desafios e expectativas para o CAT

O Clube Atlético Taquaritinga (CAT) foi sorteado para integrar o Grupo 3 da competição, ao lado de equipes como Rio Claro, São-Carlense, União São João e XV de Piracicaba. A inclusão do CAT neste grupo apresenta desafios significativos, considerando o nível de competitividade das equipes participantes e a busca pelo título e pelas vagas em competições nacionais.

Para o CAT, a Copa Paulista de 2024 é uma oportunidade de mostrar sua força e buscar uma boa campanha, visando não apenas a conquista do título, mas também a preparação para as próximas competições. A nossa expectativa é que o time faça uma boa campanha e represente bem a cidade de Taquaritinga neste torneio estadual, pelo qual não participávamos a 16 anos.

*Gabriel Bagliotti é jornalista responsável e diretor presidente de O Defensor.

Compartilhe esta notícia: